Apoio Sócio Educativo

O trabalho realizado na valência Sócio Educativa visa apoiar o desenvolvimento físico e psicológico das criançase jovens com defeciência e/ou

incapacidade, através de respostas adequadas às respetivas problemáticas e capacidades com o fim de fomentar ao máximo as suas competências funcionais e autonomia, perspectivando a sua integração em áreas de formação profissional ou termos de atividades ocupacionais.



Objetivos gerais


Os objetivos centram-se essencialmente na estimulação sensorial, autonomia, desenvolvimento cognitivo, motricidade, comunicação, modificações de comportamento e na aquisição de competências na área de Escolaridade ou Escolarização. Também se pretende que alguns alunos obtenham uma boa preparação para futura integração num Curso de Formação e consequente integração no meio laboral.

Funcionamento


O funcionamento desta valência rege-se segundo orientação e calendarização determinada pelo Ministério da Educação, visando o desenvolvimento integral das crianças e jovens através de programas adequados às respetivas idades e deficiências com a finalidade de os preparar para um Curso de Formação Profissional ou para uma Atividade Ocupacional, procurando sempre melhor integração na sociedade.

Atividades


  • Hidroterapia
  • Hipoterapia
  • Psicomotricidade
  • Expressão Dramática
  • Estimulação Sensorial
  • Terapia da fala
  • Jardinagem Estimulação Sensorial
  • Atividades Expressivas

Arranque de um novo ano letivo

A valência Apoio Socioeducativo encontra-se dividida em quatro grupos distintos, que procuram dar respostas o mais adequadas possível às necessidades específicas de cada um dos alunos que os frequentam.

1 Este grupo frequentado pelos alunos Davide, Leandro, Diogo, Diana e Santiago, é um grupo com maior grau de dependência, nomeadamente por que todos os que o frequentam utilizam cadeira de rodas.
Este grupo é acompanhado pela docente Ana Rita e pela auxíliar pedagógica Filomena Martins que se dedicam diariamente “de corpo e alma” ao grande amor que têm por estes meninos.





2 O grupo 2 é acompanhado pela docente Margarida Mela e pela auxiliar pedagógica Conceição Ferreira, é frequentado por alunos com algum grau de dependência mas também com alguma autonomia, como é o caso do Fabien, do Paulo, do António, da Rita e do Rodrigo.

Para a docente Margarida Mela as expetativas para este novo ano letivo são criadas na justa medida: "Estamos à espera de atividades lúdico-pedagógicas em que eles possam ter as bases para a escolaridade, tanto ao nível da Matemática como da Língua Portuguesa.

3O Grupo 3, acompanhado pela docente Isabel Neves e pela auxiliar pedagógica Isabel Calado, é frequentado por quatro alunos mais autónomos, nomeadamente pela Fátima, pelo Tiago, pelo Gabriel e pelo André. Para os alunos Fátima e Gabriel a entrada para o Grupo 3 do ASE representou também a entrada para a nossa instituição, tratando-se de uma nova experiência para ambos. Importa referir que todos os alunos deste grupo possuem alguma escolaridade, ainda que pouca, que lhes permite reconhecer cores, números e letras, bem como escrever o seu próprio nome.

Devido ao grau de autonomia dos alunos deste grupo, todos frequentam diversas atividades ocupacionais “fora da sala” de que são exemplo a jardinagem, as atividades da vida diária (AVD), a expressão plástica, a hidroterapia, a hipoterapia, a terapia da fala e a psicomotricidade. Segundo a professora deste grupo, será um objetivo fulcral para este novo ano letivo a continuação do trabalho que tem vindo a ser feito ao nível da vertente comportamental de cada um dos alunos, dando-lhes ferramentas que lhes permitam ser ainda mais autónomos nos seus quotidianos e capazes de interagir socialmente de uma forma correta.

4

Por fim, existe ainda o Grupo 4, orientado pela docente Elsa Segorbe e frequentado pelo Jorge, pela Patrícia, pelo Afonso, pelo Sérgio, pela Beatriz e pela Bruna.

Este grupo é dotado de um considerável grau de autonomia e elevado sentido de solidariedade entre os alunos, que adoram ajudar-se uns aos outros, independentemente das situações.

Sem dúvida que o início desta nova etapa letiva representa um “mar de oportunidades” para cada um dos alunos que frequentam a valência ASE e que, com a motivação, dedicação e empenho de todos, o ano letivo 2014/2015 será muito produtivo e trará grandes sucessos para cada um dos envolvidos neste processo de crescimento harmonioso e cuidado.