CRECHE FAMILIAR



  1. Maria Margarida Sousa, Coordenadora da Resposta Social de Creche Familiar desde o dia 18 de setembro de 2006. Licenciada em Educação de Infância pela Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, fez estágio profissional no ATL de Valdonas, em Tomar onde trabalhou durante dois anos letivos. Posteriormente esteve colocada na EB1 de Alpiarça, sendo que no ano letivo seguinte trabalhou como Técnica de Enquadramento da Creche Familiar “Os dois lacinhos”. Em Setembro de 2006 o Cire implementou esta Valência de Creche Familiar para a qual foi selecionada. Iniciou com um grupo de 6 Amas, grupo este que foi crescendo de ano para ano. Com este aumento houve necessidade de colocar outra Educadora de Infância que integra este grupo com um total de duas Educadoras, uma Auxiliar e 15 Amas.

A Creche Familiar é uma resposta social ao nível da primeira infância, que presta cuidados afetivos, pedagógicos e evolutivos aos clientes. Esta resposta satisfaz as necessidades sentidas pelos clientes e suas famílias no acolhimento das mesmas durante o período laboral dos Pais. Afirma-se como uma resposta educativa, com base no conceito de família.



Cire

O espaço funciona como um elemento educativo e deve ser valorizado por todos os intervenientes.

A Creche Familiar Miminhos pertence à Instituição de Solidariedade Social CIRE (Centro de Integração e Reabilitação de Tomar) e constitui uma resposta social ao serviço e cuidado de crianças dos 3 meses aos 3 anos, no concelho de Tomar.

A Creche Familiar Miminhos funciona com o apoio de 15 Amas e duas Educadoras de infância (uma das quais simultaneamente coordenadora).

O serviço desta valência foi iniciado a 18 de setembro de 2006 e tem capacidade para acolher 60 crianças por ano letivo.


EQUIPA TÉCNICA

Fazem parte deste grupo duas Educadoras de Infância (técnicas de Enquadramento) e uma auxiliar de ação...
Ler +

Caracteristicas de uma Ama


Considera-se Ama a pessoa que, por conta própria e mediante retribuição, cuida de Bebés/Crianças (limite mínimo de uma e máximo de quatro, salvo situações excecionais e temporárias) que não sejam suas parentes ou afins na linha reta ou no segundo grau da linha colateral por um período de tempo correspondente ao trabalho ou impedimento dos Pais.