Creche Familiar

A Creche Familiar “Miminhos” é uma resposta social constituída por um conjunto de Amas que residem no concelho de Tomar e são enquadradas técnica e financeiramente pelo Centro de Integração e Reabilitação de Tomar.



Equipa do projeto

Características de uma Ama


Considera-se Ama a pessoa que, por conta própria e mediante retribuição, cuida de Bebés/Crianças (limite mínimo de uma e máximo de quatro, salvo situações excecionais e temporárias) que não sejam suas parentes ou afins na linha reta ou no segundo grau da linha colateral por um período de tempo correspondente ao trabalho ou impedimento dos Pais

Eventos e Projetos


No decorrer do ano letivo algumas atividades só poderão ser desenvolvidas com a colaboração dos Pais, nomeadamente: - Reuniões para as quais sejam convocados; - Festa de Natal (trazer doce /salgado); - Mascarar no Carnaval; - Semana da Criança; - Festa Final de ano (doce/salgado) e colaborar com os pedidos solicitados para atividades a realizar neste acontecimento.

Objetivos


  • Dar uma resposta social às lacunas existentes no que diz respeito aos cuidados na primeira infância (dos três meses aos três anos)
  • Proporcionar atividades socialmente úteis e estritamente ocupa-cionais.
  • Proporcionar às Crianças os cuidados individuali-zados e estimulantes necessários ao seu desenvolvimento global
  • Proporcionar às Crianças a continuidade de vida em ambiente familiar
  • Colaborar com os Pais no acolhimento diurno das Crianças, durante os seus períodos de trabalho

Atividades


  • Realização de visitas domiciliárias no sentido de orientar todas as atividades das Amas e da Auxiliar de Ação Educativa.
  • Prestar cuidados às Crianças assegurando a continuidade dos cuidados familiares;
  • Manter as Crianças em boas condições de segurança, prevenindo a ocorrência de situação de acidente;
  • Realizar atividades de cariz psico - pedagógico de acordo com a época do ano e faixa etária da Criança.


A Técnica de enquadramento coordena o exercício da atividade de cada Ama e da Creche Familiar na sua generalidade.
Apoia tecnicamente as atividades das amas através de visitas domiciliárias, tendo em especial atenção as condições de vida e de higiene diária das crianças, bem como o acompanhamento pedagógico do seu desenvolvimento.

A Educadora de Infância além dos trabalhos temáticos (desenhos, pinturas, colagens, digitinta, massa de pão, massa mágica, etc,) relativos à época e desenvolvidos individualmente por cada Ama, realiza com todas elas atividades em conjunto.


Remodelação do espaço

Durante um fim de semana de agosto, Amas, Educadoras e Auxiliares de Ação Educativa da Creche Familiar, em conjunto com o Sr. João Pedro e o Sr. Simões da Carpintaria do CRP, puseram mãos à obra e trabalharam afincadamente na remodelação do espaço onde se situa esta valência.

Inicialmente o espaço onde se encontra instalada a valência Creche Familiar do CIRE possuia apenas uma sala e um escritório, o que representava uma divisão espacial pouco estratégica tendo em conta o tipo de população que frequenta diariamente este espaço: crianças muito jovens.



Como tal, surgiu a necessidade e a oportunidade de se reorganizar o espaço, dividindo-o com o objetivo de se poder melhorar a qualidade o serviço prestado.

Posto isto, através da divisão das duas salas existentes anteriormente, foi criada uma sala de brincadeiras/atividades, um berçário, uma copa, um escritório, uma casa de banho para as crianças e uma casa de banho para os adultos.