CENTRO DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL



A valência CRP - Centro de Reabilitação Profissional tem por missão promover a aquisição de competências profissionais, pessoais e sociais através de ações de formação profissional em áreas consideradas com potencial de empregabilidade, local e regional, que conduzam ao sucesso na aprendizagem e permitam exercer uma atividade profissional no mercado de trabalho.

O Centro procura disponibilizar aos formandos/as, uma oferta formativa diversificada e orientada para as necessidades da região, por um lado adaptando os percursos às caraterísticas e capacidades dos formandos e por outro, levando em conta a envolvente externa empresarial e produtiva. Visa o equilíbrio entre as necessidades das entidades empregadoras e o perfil profissional de cada formando/a, com uma formação flexível e individualizada





Início da Formação 2018

O Centro de Reabilitação Profissional de Tomar iniciou a formação no passado dia 2 de março de 2018.
Esta nova candidatura do Programa POISE – Qualificação das Pessoas com Deficiência e Incapacidade obrigou a uma reformulação da estrutura dos cursos e a um maior número de formandos.
Não foram abertas duas áreas, nomeadamente, “Auxiliar de Serviço Auto” e “Operador de Acabamentos Gráficos”, por motivo de reforma dos seus formadores.
Iniciaram-se os cursos de “Assistente de Familiar de Apoio à Comunidade”, “Empregados de Andares”, “Eletricista de Instalações”, “Operador de Acabamentos de Madeira e Mobiliário” e “Operador de Jardinagem”.

Todos dão equivalência ao 9º ano, à exceção do curso de “Eletricista de Instalações”. Cada curso tem 6 formandos. Esperamos em junho deste ano iniciar, também, estes mesmos cursos com o percurso C (sem equivalência ao 9º ano). A existência de percursos B e C devem-se à diversidade de perfis e características dos formandos. Assim, através de uma oferta formativa mais abrangente, procuramos dar resposta a todos os que vêm até nós, contribuindo para uma maior inclusão das pessoas com deficiência na nossa sociedade.
A valência orgulha-se de ter excelentes profissionais que todos dos dias dão o seu melhor para que a vida destas pessoas seja diferente e que assim, através da formação e consequente integração no mercado de trabalho, possam desfrutar de uma cidadania plena.

Objetivos a atingir

Dotar o formando de capacidade de desempenho de tarefa ou tarefas, de uma dada profissão, que lhe facilite a inserção ou reinserção socioprofissional, num período compreendido entre 1 e 4 anos de curso. A viabilidade de se atingir os objetivos fixados passa pela gestão equilibrada dos recursos humanos, físicos e financeiros disponíveis.