"O CIRE, fruto de um processo interno de melhoria da qualidade do serviço, apresenta-se hoje como uma entidade de cariz social com uma identificação clara dos seus propósitos estratégicos, que valorizam e enquadram as estruturas e serviços criados ao longo de três décadas. Importa pois dar a conhecer os referenciais, que todos devemos conhecer, para que as nossas atitudes e comportamentos no trabalho e serviço diário, possam vir a ser um contributo válido para os desígnios da instituição. "

Missão

A Missão geral do CIRE consiste em promover a inclusão, integração e reabilitação social e profissional das pessoas com deficiências ou incapacidade e ainda serviços de carácter social para as famílias e crianças, através de medidas específicas e serviços especializados.

Para tal o CIRE tem vindo a criar e a disponibilizar respostas sociais adequadas, devidamente estruturadas e fundamentadas, direcionadas para públicos desfavorecidos fomentando o bem-estar pessoal e social dos clientes.

Todos os serviços ou valências que integram o CIRE têm por fundamento contribuir para a consecução destes objetivos, com o seu papel específico, com os recursos existentes e com o desempenho e esforço de todos os colaboradores.

Os valores defendidos pelo CIRE respondem a uma visão humanista que privilegia a promoção e defesa dos direitos fundamentais e/ou sociais das pessoas/clientes, e só a construção e manutenção diária de um sistema de valores partilhado dará sentido e significado a todas as ações e intervenções realizadas.

São os valores defendidos da solidariedade e coesão social, da promoção da igualdade de oportunidades, da integração familiar e social, entre outros, que dão sentido à Missão e estão em ligação com os serviços das várias valências existentes.



ANOS 70 Início dos Serviços de Educação Especial, com 20 crianças, em 1975, na Rua de Coimbra - Tomar . December 08, 2011
Alt text
ANOS 80 A “velha carrinha” que iniciou o transporte das crianças!... . December 08, 2011
Alt text
ANOS 80 O Pavilhão Central na Sede da Av. D. Maria II… É bem patente a fraca qualidade das instalações!.. . December 08, 2011
Alt text
Ler mais →

GAU - Grupo de Auto Representação


No dia 15 de outubro de 2014 decorreu no Centro de Atividades Ocupacionais a primeira reunião alargada aos vários serviços que o Grupo de Auto-Representação do CIRE (GAU) abrange, com o objetivo de ser feita uma troca de ideias e opiniões entre os representantes, tendo em vista a melhoria continua da qualidade dos serviços prestados na nossa instituição.

Durante esta reunião, que contou com a participação de representantes das várias valências do CIRE, fomentou-se o clima de proximidade no que diz respeito à troca de ideias entre todos os clientes/utentes. De facto, são eles que são a parte interessada mais direta e, como tal, as suas opiniões e sugestões têm que ser levadas em primeira linha de conta.

Esta experiência foi sentida por todos como bastante vantajosa, na medida em que cada um pôde expressar-se acerca daqueles que para si eram os aspetos mais e menos positivos na nossa instituição.

Neste sentido, foi feito um levantamento dos aspetos mais relevantes que foram discutidos durante esta reunião para que os mesmos pudessem ser devidamente analisados pela Direção da instituição, com o intuito de se poder promover a melhoria da qualidade de vida de todos aqueles que frequentam a nossa instituição.




Rancho Folclórico do Cire

O Rancho Folclórico do CIRE ensaia todas as segundas-feiras à tarde na sala multiusos do Centro de Atividades Ocupacionais, sob orientação do técnico António Silva e das monitoras Teresa Duarte e Teresa Macedo.

Ler mais →

Grupo de Teatro

O Grupo de Teatro do CIRE - "Ciranda em Palco" ensaia todas as segundas e quintas-feiras no Salão dos Bombeiros Municipais de Tomar, sob orientação da coordenadora de projeto Elsa Segorbe, do encenador e ator Manuel António e da estagiária de teatro Filipa Vaz.

Ler mais →