LAR RESIDENCIAL



O Lar Residencial é uma resposta social que presta serviços de carácter permanente no âmbito do internamento. Destina-se a pessoas com deficiências ou incapacidade, que se encontrem impedidas temporária ou definitivamente de residir num contexto familiar. Assegura um funcionamento adequado às necessidades específicas de cada cliente, garantindo uma intervenção personalizada. Proporciona cuidados em termos de Higiene, Alimentação, Conforto, Saúde e Atividades Recreativas tendo como objetivo principal promover e disponibilizar as condições que contribuam para uma vida com qualidade e para a plena integração dos seus clientes.



Inaugurado em Dezembro de 2001, o Lar Residencial, conta atualmente com 14 residentes com idades entre os 24 e os 50 anos, sendo 6 do sexo masculino e 8 do sexo feminino.

Esta resposta social funciona durante todo o ano civil, em regime de turnos, vinte e quatro horas por dia.

A Segurança Social, mais especificamente o Centro Regional de Segurança Social de Santarém é a entidade que a tutela e financia.

Esta resposta social é de capital importância no concelho, permitindo o internamento de pessoas que de outro modo não teriam qualquer tipo de suporte social.

Todavia, revela-se manifestamente insuficiente perante o elevado número de pedidos de acolhimento que frequentemente chegam à nossa Instituição.

Existe atualmente uma extensa lista de espera, não só de clientes da própria Instituição (prioritários) como outros, que são remetidos por organismos tais como Segurança Social, CPCJ’s e Tribunais dos vários pontos do país.

Torna-se urgente a criação de mais equipamentos desta natureza por via a suprir tais carências e assim criar adequadas para a dignificação humana e integração social dessas mesmas pessoas.


Mariana DuarteCoordenadora