Lar Residencial

O Lar Residencial é uma resposta social que presta serviços de carácter permanente no âmbito do internamento. Destina-se a pessoas com deficiências ou incapacidade, que se encontrem impedidas temporária ou definitivamente de residir num contexto familiar. Assegura um funcionamento adequado às necessidades específicas de cada cliente, garantindo uma intervenção personalizada. Proporciona cuidados em termos de Higiene, Alimentação, Conforto, Saúde e Atividades Recreativas tendo como objetivo principal promover e disponibilizar as condições que contribuam para uma vida com qualidade e para a plena integração dos seus clientes.


Sara Coelho

Coordenadora

Inaugurado em Dezembro de 2001, o Lar Residencial, conta atualmente com 14 residentes com idades entre os 24 e os 50 anos, sendo 6 do sexo masculino e 8 do sexo feminino.

Esta resposta social funciona durante todo o ano civil, em regime de turnos, vinte e quatro horas por dia.

A Segurança Social, mais especificamente o Centro Regional de Segurança Social de Santarém é a entidade que a tutela e financia.

Esta resposta social é de capital importância no concelho, permitindo o internamento de pessoas que de outro modo não teriam qualquer tipo de suporte social.




Todavia, revela-se manifestamente insuficiente perante o elevado número de pedidos de acolhimento que frequentemente chegam à nossa Instituição. Existe atualmente uma extensa lista de espera, não só de clientes da própria Instituição (prioritários) como outros, que são remetidos por organismos tais como Segurança Social, CPCJ’s e Tribunais dos vários pontos do país.

Torna-se urgente a criação de mais equipamentos desta natureza por via a suprir tais carências e assim criar adequadas para a dignificação humana e integração social dessas mesmas pessoas.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS


Todas as atividades desenvolvidas são orientadas e supervisionadas pelas colaboradoras afectas à valência, no sentido de prestar e assegurar os cuidados indispensáveis aos clientes não esquecendo porém a promoção e manutenção da sua autonomia Funcional e Social, bem como garantir o seu bem-estar físico e emocional.

Durante o dia, com exceção dos feriados, férias e fins de semana, os residentes frequentam a valência.

Centro de Atividades Ocupacionais onde desenvolvem diversas tarefas de acordo com o seu perfil funcional. Fora desses períodos, os clientes regressam ao Lar Residencial onde, de uma forma têm as seguintes atividades:

  • Atividades da Vida Diária, nomeadamente alimentação e higiene
  • Apoio nos cuidados da roupa, atividades que promovem a sua autonomia pessoal e funcional
  • Atividades lúdicas e recreativas bem como saídas ao exterior.

Como já mencionado, contam com a orientação das colaboradoras para realizar tais tarefas. De igual modo convém salientar que todas são ajustadas ao seu perfil funcional e apetências pessoais. Os clientes mais autónomos, procuram as atividades que lhe dão prazer executar, tais como são o exemplo dos bordados, de jogos de cartas, dominós, puzzles, enfiamentos, etc., o ouvir música ou simplesmente ver programas de televisão.

EVENTOS E PROJETOS


Dada a natureza específica desta resposta social, os eventos aqui realizados têm uma essência e periodicidade diferente das restantes valências. Todavia, há algumas atividades dinamizadas e gostamos também de assinalar determinadas datas festivas. Relativamente a atividades que se desenrolam no tempo, podemos destacar a mini horta que os residentes ajudam a cuidar. É um pequeno espaço nas traseiras do Lar, onde, com a ajuda de algumas funcionárias, são plantadas algumas espécies tais como couves e alfaces. De acordo com o calendário e procurando celebrar datas especiais, há certos eventos que são assinalados e vivenciados de forma animada.

Assim, celebra-se o Dia das Bruxas, com decorações e ementa apropriada e também no Natal há um cuidado especial com a decoração, que é produzida pelos residentes mais autónomos, sempre sob supervisão. De igual modo, estas atividades são extensíveis ao período da Páscoa. Os ornamentos e outros objetos alusivos a datas distintas são uma forma lúdica e ocupacional de enriquecer o quotidiano dos clientes. Nem todos conseguem realizar as mesmas tarefas mas no final, o resultado é sempre muito positivo.

SERVIÇOS


Em termos de serviços prestados e na linha dos aspetos já referidos, o Lar Residencial promove os seguintes:

  • Alojamento
  • Alimentação
  • Tratamento de roupas
  • Cuidados de higiene e saúde
  • Serviços de enfermagem